Data: 04/04/2023 14:02
As linhas 46, 51, 52, 54 e 56 não vão mais passar pelo bairro das Rocas. A medida foi discutida na manhã desta terça (04) entre representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), alguns políticos e moradores do bairro, que fica localizado na Zona Leste de Natal (RN).
Assim como ocorreu durante a pandemia da covid-19, a justificativa das empresas para a retirada das linhas é a baixa demanda de passageiros. Além disso, os empresários também alegam insegurança para os trabalhadores, passageiros e patrimônio, citam os ataques criminosos de março e dizem que falta logística de trânsito no terminal das Rocas, por causa das várias carretas estacionadas para o Porto de Natal.
Recentemente, os usuários de ônibus em Natal reclamaram de mudanças feitas pelas empresas no percurso que era realizado pelas linhas 37, 105, 51 e 52, que deixaram de passar por alguns bairros sem qualquer aviso prévio.
Uma das propostas apresentadas na reunião, de manter a operação das cinco linhas com retirada apenas do terminal das Rocas do trajeto foi aceita apenas parcialmente pelos empresários. Representantes dos moradores das Rocas, porém, recusaram a volta parcial sugerida pelos empresários, citando outras perdas para o transporte público no bairro, como a retirada do terminal de Brasília Teimosa.
“Estamos saindo de reunião frustrados, sem sucesso. As empresas de forma truculenta não atendem apelo da população. Não pedimos novas linhas, mas a manutenção das existentes. Nosso ato é para dizer não à forma como a STTU e o Seturn tratam nossa comunidade. Hoje foi péssimo vermos a visão dos empresários em só querer lucro sem ver a questão social dos trabalhadores. Não é questão de segurança e espaço físico. A alegação que pesa mesmo é a financeira, econômica. Isso precisa ficar claro para a população”, criticou o deputado estadual Ubaldo Fernandes.
Por causa da retirada das linhas no bairro, os moradores das Rocas farão um protesto nesta quarta-feira (05), a partir das 7h, com saída do Terminal Rodoviário das Rocas em direção à sede da STTU, na Ribeira.
“Nós já perdemos o terminal da Brasília Teimosa e não podemos perder agora o das Rocas. São 40 mil pessoas prejudicadas. Convocamos a população pra essa mobilização amanhã cedo, para termos força pra resolver o problema”, acrescentou o vereador Eribaldo Medeiros.
ATUALIZAÇÃO às 14H29
As linhas citadas na reportagem já foram retiradas de circulação no bairro das Rocas. De acordo com os moradores, o Seturn chegou a dizer em um aviso que tinha autorização da STTU para remoção, o que foi negado pela STTU.
Desde o dia 1º de abril as linhas 51, 52 e 105, operadas pela Via Sul, saíram da 1° Etapa do Conjunto Pirangi e estão no terminal do Serrambi, seguindo um novo itinerário.
As invés das três linhas, os passageiros da 1° Etapa do Conjunto Pirangi passaram a ser atendidos apenas pela linha 105 (Eucaliptos Via praça).
Matéria publicada no Portal Saiba Mais.