Institui no Calendário Oficial do Rio Grande do Norte a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, do município de Areia Branca



Institui no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, do município de Areia Branca a ser comemorado no dia 15 de agosto.


Art. 1º -Fica instituído, no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a ser comemorado no dia 15 de agosto.


Art. 2º -Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


Sala das Sessões, DEPUTADO CLÓVIS MOTTA da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte: Palácio, JOSÉ AUGUSTO, em Natal, 05 de novembro de 2019.


Ubaldo Fernandes
Deputado


JUSTIFICATIVA


A origem da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca, data de maio de 1911. Foi o resultado de uma promessa feita pelo maquinista Manuel Félix do Vale, que quase perdeu a vida e da sua tripulação ao tentar salvar de uma avaria em alto-mar a embarcação que conduzia para ser consertada no Recife (PE).


Os mais antigos contam que em maio de 1911, o conhecido rebocador “Sucesso”, do tráfego do porto local, viajou à capital pernambucana rebocado pelo vapor “Assu”, a fim de ser consertado no estaleiro daquela capital. Navegava assim, quando à altura do Cabo Santo Agostinho o cabo bastante longo que o prendia ao vapor, enrolou em uma hélice em consequência do mar agitado.


Ao mergulhar, certo do perigo que enfrentava, o maquinista fez uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes: de trazer para Areia Branca a imagem da santa, entroná-la no altar da igreja e todos os anos, no dia 4 de julho, organizar uma procissão marítima em homenagem à sua protetora.


A data da festa, porém, foi posteriormente mudada para 15 de agosto pelo bispo dom Antônio Cabral dos Santos, pelo fato de ser consagrada à Nossa Senhora.


N° do Processo: 3757/2019

Gabinete Digital

Envie-nos uma mensagem de Sugestão, Denúncia ou Contato.
O Deputado Ubaldo Fernandes responderá em breve.

Sim, desejo receber notícias e novidades sobre a atuação parlamentar do Deputado Ubaldo