Artistas alegam discriminação e defendem Dia do Brega no RN


Diz o ditado: quem não chora não mama. E foi exatamente por conta do Dia Nacional do Choro que alguns artistas alegam que também desejam ser homenageados com o Dia Estadual do Brega. Após solicitação da classe artística ao deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), e pelo fato de que o Rio Grande do Norte tem história neste gênero musical, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 445/2021, que está em tramitação na Assembleia Legislativa e deverá ser votado nos próximos dias.

O PL propõe instituir, no calendário oficial do Estado, a data de 1º de junho como o Dia Estadual do Brega. “Buscamos fazer justiça aos tantos amantes desse gênero musical, compositores, intérpretes, músicos e apreciadores. Esse é um dos estilos de maior relevância no Brasil e a definição do dia 1º de junho faz referência a um dos mais emblemáticos nomes do país, o maior artista do gênero que o Rio Grande do Norte já teve, o cantor Carlos Alexandre, que nasceu neste referido dia no ano de 1957, em Várzea”, argumenta Ubaldo.

Segundo ele, uma data como essa pode trazer muitos benefícios para quem vive do brega e pode até ser contemplado, em futuro próximo, com editais públicos para grandes eventos com essa temática. “Essa iniciativa busca ampliar sua relevância para quem vive da música popular no RN e luta pela devida valorização desse estilo musical”, explica.

Além do saudoso Carlos Alexandre, o Rio Grande do Norte tem muitos nomes no estilo musical brega, como é o caso de Fernando Luiz e Bartô Galeno, ambos na ativa, além do filho do autor de Feiticeira e Índia, Carlos Alexandre Júnior. “Como intérprete e herdeiro da música popular do meu pai, também estou junto dos músicos populares e artistas que vivem do brega e defendo a luta em prol dessa causa”.

O cantor Fernando Luiz, que levou a solicitação a Ubaldo, destacou: “Sou a favor desse projeto e contra o preconceito aos artistas populares”. Bartô Galeno declarou: “sou a favor da criação do Dia pela valorização dos nossos artistas”. Também apoiam a iniciativa os artistas Messias Paraguai, José Orlando e Yrahn Barreto. (Com informações da assessoria do mandato do parlamentar Ubaldo Fernandes).

Matéria publicada no Jornal Agora RN.

Gabinete Digital

Envie-nos uma mensagem de Sugestão, Denúncia ou Contato.
O Deputado Ubaldo Fernandes responderá em breve.

Sim, desejo receber notícias e novidades sobre a atuação parlamentar do Deputado Ubaldo