Deputados debatem reestruturação e melhorias do Porto de Natal nesta terça-feira


Iniciativa busca reunir órgãos e entidades representativas em torno do assunto

Buscando debater o tema ‘Reestruturação e Melhorias do Porto de Natal’, a Assembleia Legislativa promove audiência pública nesta terça-feira 11, a partir das 14h, na sede da Casa. De autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a iniciativa busca reunir órgãos e entidades representativas em torno do assunto. O parlamentar defende a expansão e modernização do equipamento.

“O Porto de Natal é uma importante infraestrutura portuária do nosso Estado que desempenha papel fundamental no transporte marítimo de carga e passageiros e que poderia contribuir ainda mais para a economia local. É diante disso que propomos esse debate para cobrar que sua reestruturação saia dos discursos e do papel e que se promova melhorias na infraestrutura, aumento da capacidade de carga, modernização dos equipamentos e implementação de tecnologias para tornar as operações mais eficientes para beneficiar o comércio local e a economia regional”, explica Ubaldo.

Segundo ele, o investimento no Porto de Natal pode envolver uma série de iniciativas, como a modernização da infraestrutura, a expansão das instalações, a atualização dos equipamentos de carga e descarga, a implementação de sistemas de segurança e gestão ambiental, além de melhorias na logística e na eficiência operacional. Tais mudanças visam tornar o porto mais competitivo, ampliando sua capacidade de movimentação de cargas.

“A localização estratégica deste terminal na costa nordeste do Brasil o torna uma porta de entrada importante para mercados internacionais, facilitando o comércio exterior e impulsionando a economia da região. As importações abrangem uma ampla gama de produtos atendendo às demandas da indústria local e nacional, bem como dos consumidores finais. Já as exportações desse terminal geralmente incluem frutas, minérios, produtos agrícolas e manufaturados. Precisamos potencializar tudo isso”, acrescenta Ubaldo.

Porto de Natal

Situado em uma posição estratégica, podendo funcionar como conexão entre Brasil e Europa, o terminal marítimo tem potencial econômico mal aproveitado, conforme o setor produtivo, principalmente se comparado com portos de estados vizinhos.

“A Codern e a Fiern estão dialogando permanentemente em busca de otimizar a movimentação do Porto de Natal. Esses encontros são rotineiros e vão continuar acontecendo. Nós precisamos caminhar lado a lado ao setor produtivo sempre em busca do fortalecimento do nosso Porto de Natal”, frisou o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana.

Para ele, a Federação das Indústrias do Estado (Fiern) une esforços para auxiliar a Codern no que tange à melhoria da infraestrutura do Porto de Natal. “Tendo em vista que temos produtos que estão escoando por outros portos e a intenção da Federação, junto com seus 30 sindicatos associados, é ajudar o porto a ter uma melhor infraestrutura”, afirmou Ubarana.

Segundo Serquiz, a reunião teve o objetivo de reunir dados que possam ajudar na retomada das atividades portuárias. “Nós fizemos uma reunião de alinhamento onde convergimos informações para que possamos caminhar na busca pela viabilidade da retomada das atividades do Porto de Natal”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiern). 

Matéria publicada no Portal AGORA RN.

Gabinete Digital

Envie-nos uma mensagem de Sugestão, Denúncia ou Contato.
O Deputado Ubaldo Fernandes responderá em breve.

Sim, desejo receber notícias e novidades sobre a atuação parlamentar do Deputado Ubaldo