“Os potiguares estão satisfeitos com nossa atuação e temos que continuar fazendo esse trabalho em sintonia com as necessidades da população“, afirmou o deputado Ubaldo Fernandes


O terceiro entrevistado da nossa série 2021 é o deputado estadual Ubaldo Fernandes.

Confira a entrevista completa!

Aos 54 anos, casado há 15 anos com Ivanilda e pai de duas filhas, Ubaldo Fernandes da Silva é natural de Tangará, região Trairi/RN.

Possui o curso superior incompleto em Gestão Pública e é servidor público.

JORNAL CLARIM NATAL – Quem é o deputado Ubaldo Fernandes?

DEPUTADO UBALDO FERNANDES – Um homem do povo, com raízes interioranas e muita garra pra vencer, que se encontrou na vida quando abraçou os movimentos comunitários e sociais e tem feito a diferença nas regiões que atua com um olhar especial para as comunidades que mais precisam.

JORNAL CLARIM NATAL – Filiado a qual partido?

UBALDO FERNANDES – Partido Liberal (PL)

JCN – Qual a análise que o senhor faz sobre seu mandato até o presente momento na Assembleia Legislativa do RN?

UBALDO FERNANDES – De representatividade dos cidadãos que mais precisam. Além de ter essa característica de um mandato popular, onde as pessoas estão próximas e sempre participando, temos apresentado um volume alto de projetos de lei para atender as demandas do dia a dia das pessoas, além de trazer ao legislativo estadual debates para melhorar a vida das pessoas.

JCN – Quais dificuldades enfrentadas em seu mandato?

UBALDO FERNANDES – Eu tenho o sonho de ver todos os pleitos que recebo sendo atendidos, mas infelizmente isso depende do poder executivo, no caso o governo do estado, e infelizmente os serviços públicos são limitados e nem tudo que quero fazer, eu consigo. Tenho boas ideias e a boa vontade, mas não consigo realizar diante do engessamento da máquina pública. Também fico triste com as limitações das nossas emendas que não conseguimos destinar recursos para todos os municípios que gostaríamos de ajudar, assim como o próprio orçamento do Estado que não alcança as necessidades do nosso povo e ficamos tristes com isso.

JCN – Quais seus principais projetos?

UBALDO FERNANDES – Lei 10.884 – Semana de Atenção à Saúde Auditiva da Pessoa Idosa;

Lei 10.895 – Demonstrativos de serviços essenciais em braile e letras ampliadas para pessoas com deficiência visual e idosas; 

Lei 10.894 – Clinicas privadas e públicas remetam à Secretaria de Saúde análises de hemoglobina glicada para controle da diabetes; 

Lei 10.887 – Dia Estadual em Memória às Vítimas que faleceram em decorrência da Covid-19 no RN; 

Lei 10.862 – Licitações públicas do RN mais transparentes; 

Lei 10.872 – Manipulação de vacinas seja feita na frente do paciente

Lei 10.858 – Institui o Dia Estadual do Psicólogo

Lei 10.919 – Programa de Humanização e Acolhimento aos Familiares das Vítimas de Covid-19 

JCN – O senhor é pré-candidato à reeleição para um segundo mandato de deputado estadual?

UBALDO FERNANDES – Sim, sou. Os potiguares estão satisfeitos com nossa atuação e temos que continuar fazendo esse trabalho em sintonia com as necessidades da população. Temos várias iniciativas em andamento e muitos projetos já em criação para fazermos muito mais pelo RN.

JCN –– Quais são as suas expectativas para o período eleitoral de 2022?

UBALDO FERNANDES – Será mais um pleito atípico, diante dessa realidade de pandemia, mas que os cidadãos deverão observar os representantes que têm demonstrado seu compromisso com colaborações efetivas no enfrentamento da pandemia e com atuações em outras áreas importantes. Sinto que é hora das pessoas apoiarem escolhas não por discursos políticos, mas por atos reais em prol da melhoria de vida de todos. 

JCN –– Quais projetos farão parte de sua pré-candidatura? Cite os principais.

UBALDO FERNANDES – Ações que buscam melhorar a saúde pública no nosso estado e garantir direitos aos cidadãos, com campanhas educativas, leis, audiências públicas, como umas que realizei recentemente buscando ampliação da Defensoria Pública e dos serviços judiciais do Tribunal de Justiça na Zona Norte de Natal.

JCN –– O que não foi possível realizar neste mandato, que o senhor gostaria de concretizar, caso seja reeleito?

UBALDO FERNANDES – A questão da regularização fundiária e da crise hídrica que afetam tanto principalmente a população mais pobre e que, ao meu ver, poderiam estar avançando mais. Gostaria muito que um mandato parlamentar pudesse influenciar mais nessa evolução dessas políticas públicas para os norte-rio-grandenses que tanto precisam. Mas temos trazido sempre essas temáticas à visibilidade da opinião pública, através de pronunciamentos e audiências públicas.

JCN –– Qual Bandeira que defenderá? 

UBALDO FERNANDES – As mesmas que defendo hoje: defesa das pessoas idosas, saúde, educação, trabalhadores, fortalecimento dos municípios…

JCN –– Estamos em tempo de pandemia, como o senhor analisa a postura da Prefeitura de Natal e do Governo do Estado em seu enfrentamento?

UBALDO FERNANDES – Vejo que todos estão tentando fazer sua parte e têm conseguido avançar no controle da doença, mesmo diante das dificuldades que assolam todo o país. Sabemos que aconteceram erros no caminho, mas nada que outras cidades e estados também não tenham passado, até como outros países. Mas acredito que estamos evoluindo, com o avanço da vacinação da nossa população e tenho fé e esperança de dias melhores.

JCN –– A Enfermagem Brasileira vem cobrando um piso salarial e uma carga horária justa através do PL 2564/20, qual sua posição? Seu partido a nível nacional estará ao lado desses profissionais que vem há mais de ano nessa guerra?

UBALDO FERNANDES – Tenho declarado apoio a essa luta e inclusive fiz vários pronunciamentos a respeito nas sessões plenárias, assim como nas redes sociais, inclusive estimulando seguidores a abraçarem também essa causa de valorização a esses profissionais que já eram importantes para nossa saúde pública e têm sido fundamentais no enfrentamento da covid-19.

JCN –– O senhor é um grande defensor do Fórum Varela Barca funcionando e que não tem praticamente atendimento para a população da Zona Norte de Natal, o que pretende fazer para mudar essa situação?

UBALDO FERNANDES – Fiz uma reunião menor com o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Vivaldo Pinheiro, e representantes de entidades e depois ampliei com uma Audiência Pública transmitida pela TV Assembleia e redes sociais que contou com um debate muito qualificado com representações do TJRN, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, além de vereadores e lideranças comunitárias daquela região. Após várias contribuições, terminamos a Audiência do jeito que gosto: com encaminhamentos. Porque a gente pode não ter uma solução rápida, mas entendemos que podemos construir vitórias. Então, ao fim do evento virtual, sugeri que esse debate também aconteça no Pleno do Tribunal de Justiça do RN para que se discuta profundamente o assunto e a sociedade tenha conhecimento dos pensamentos dos demais desembargadores do órgão. Além disso, haverá outra audiência pública com esse mesmo tema na Câmara Municipal de Natal e após isso estaremos formando uma comissão com várias instituições, a fim de analisar os próximos passos a serem tomados nessa luta. 

JCN –– Hoje, o Bairro das Rocas está bem representado politicamente, qual o segredo de sua liderança? Para e qual conselho que o senhor dá para outras comunidades e regiões, já que o senhor vem do Movimento Comunitário?

UBALDO FERNANDES – O segredo é trabalhar todos os dias e trazer resultados para as pessoas. Os cidadãos estão descrentes em discursos e promessas. Eles querem ações e isso nós temos. As pessoas também sabem como sou acessível e falam diretamente comigo. Estou sempre encaminhando suas demandas com várias iniciativas, como reuniões de cobranças a gestores, audiências públicas e projetos de lei. 

Matéria publicada no jornal Clarim Natal.

Gabinete Digital

Envie-nos uma mensagem de Sugestão, Denúncia ou Contato.
O Deputado Ubaldo Fernandes responderá em breve.

Sim, desejo receber notícias e novidades sobre a atuação parlamentar do Deputado Ubaldo