Projeto de lei aprovado torna feira do Alecrim patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte


A tradicional feira do bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal, será agora um Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte, conforme um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado. Realizada sempre aos sábados, a feira é centenária e conta atualmente com mais de mil feirantes, semanalmente.

O projeto de lei que trata sobre o assunto foi aprovado por unanimidade dos deputados estaduais durante sessão da quarta-feira (23), mas ainda aguarda sanção do governo. O texto foi analisado na semana em que a capital potiguar comemora 421 anos, celebrados nesta sexta-feira (25). O Alecrim é o bairro de maior comércio popular da cidade.

Autor do projeto, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) justificou que a Constituição defende a importância de se incluir no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, os bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

“É uma tradição quase centenária na capital potiguar e é um grande shopping a céu aberto. Ir à feira é o maior exemplo da nossa parte cultural, que está escondida nos shoppings, é relembrar aqueles costumes do interior, não só pelos produtos, mas também na forma de compra”, disse o parlamentar.

A primeira edição da feira do Alecrim foi realizada em 18 de julho de 1920, um domingo. Apenas algum tempo depois a Prefeitura moveu a feira para o dia de sábado. Atualmente, a Feira do Alecrim tem mais de mil feirantes e possui 515 metros de cobertura (tendas), reunindo um total de 1.056 bancas.

Matéria publicada no site G1 RN.

Gabinete Digital

Envie-nos uma mensagem de Sugestão, Denúncia ou Contato.
O Deputado Ubaldo Fernandes responderá em breve.

Sim, desejo receber notícias e novidades sobre a atuação parlamentar do Deputado Ubaldo